Перейти к содержимому
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Zloplay community

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

[Tutorial] Como abrir portas no router Thomson da Meo

Опубликовано:

Tutorial feito como exemplo o jogo Minecraft. Para o caso de outro jogo, terГЎ que saber qual/quais as portas configurar !!

meo_0001.jpg

Antes de passarmos ao processo de configuraГ§ГЈo propriamente dito para abrir portas de configuraГ§ГЈo no router, vamos apenas abordar alguns conceitos que podem ser interessantes para quem nГЈo tem muitos conhecimentos de redes.

Portas TCP vs UDP

Numa mГЎquina existem 65.536 portas TCP que podem ser usadas pelas mais diversas aplicaГ§Гµes/serviГ§os, o que (teoricamente) poderГ­amos ter 65.536 aplicaГ§Гµes/jogos/serviГ§os distintos a correr em simultГўneo na nossa mГЎquina. No processo de comunicaГ§ГЈo entre duas mГЎquinas, o endereГ§o IP identifica a mГЎquina e a porta identifica a aplicaГ§ГЈo/jogos/serviГ§o. AlГ©m das portas TCP temos tambГ©m 65.536 portas UDP. Saber mais aqui

Exemplo

ApГіs a explicaГ§ГЈo do que sГЈo portas TCP/UDP vamos a um exemplo para ensinarmos a abrirem as portas de comunicaГ§ГЈo no router. Vamos considerar que o utilizador Г© viciado no jogo Minecraft e este tem de comunicar com um servidor online atravГ©s da porta TCP 25565. Como abrir essa porta no router Thomson da Meo? Para procederem a essa configuraГ§ГЈo devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Abrir a página de administração do nosso router da MEO através do url: http://192.168.1.254 e inserir as credenciais de acesso

Passo 2 – Em seguida vamos a Ferramentas > Partilha de jogos e aplicações e no fundo escolhemos a opção Configurar novo jogo ou aplicação

Nota: Caso pretendam, antes de procederem a configuração, aceder a opção “Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local” para verificar se o jogo/aplicação par ao qual pretendem abrir os portos de configuração está na lista pré-definida.

meo_00_thumb.jpg

Passo 3 – Em seguida indicamos um nome para a “regra” que vamos criar e escolhemos a opção “Entrada manual de mapeamento de portas”

meo_01_thumb.jpg

Passo 4 – O próximo passo e indicar qual o protocolo e porta de comunicação que pretendemos abrir. Para este exemplo, tal como foi referido, pretendemos abrir a porta TCP 25565. A configuração deverá ser feita como mostra a imagem seguinte e no final devem carregar em Adicionar.

meo_02_thumb.jpg

Passo 5 – Vamos agora associar a configuração realizada a um dispositivo da rede local. Para isso, escolhemos a opção “Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local”

meo_03_thumb.jpg

Passo 6 – Na interface de partilha de jogos e aplicações, selecionamos no campo jogo ou Aplicação Minecraft e indicamos em que dispositivo temos o jogo instalado. Se for em vários PC’s, podem repetir o processo de atribuição.

meo_04_thumb.jpg

ApГіs a realizaГ§ГЈo das configuraГ§Гµes anteriores, o nosso router tem agora configurada uma regra que permite a comunicaГ§ГЈo via porta TCP 25565 com o dispositivo escolhido.

Nota: Caso pretendam que o endereço publico seja atribuido a um dispositivo podem ver aqui o nosso tutorial como configurar. Basicamente ao associar o endereço publico do router THOMSON a um dispositivo (ex. PC, smartphone, tablet), esse dispositivo passa a ficar alcançável “directamente” a partir de qualquer lugar da Internet. São muitas as vantagens de tal configuração, mas também devemos ter em conta que a partir desse momento o dispositivo fica exposto para além da nossa rede privada.

Tutorial tirado daqui e alterado pela minha autoria.

Featured Replies

Опубликовано:

O mais engraГ§ado Г© que fazem um tutorial teГіrico nesse site onde foste buscar a informaГ§ГЈo.

Repara que no exemplo, eles dizem que estГЈo a abrir as portas para um jogador de minecraft, nГЈo para alojar um servidor.

Acontece que um cliente de minecraft nГЈo precisa de abrir portas manualmente para jogar. Precisava sim, se fosse para alojar um servidor. O procedimento seria exactamente o descrito no tutorial, mas no fim nГЈo ia funcionar.

Eu fiz vГЎrias vezes esse procedimento para as portas 28960, 28961, etc, para tentar alojar servidores de IW4M. E apesar das tentativas, e de seguir exactamente esses procedimentos, as portas nunca funcionavam.

Esse tutorial descreve como fazer um encaminhamento de portas (que Г© a Гєnica coisa que dГЎ para fazer com o router da meo) mas nГЈo fala em abrir as portas na firewall do router (que apesar de ter a opГ§ГЈo no interface, nunca dГЎ para desligar).

As portas prГ©-definidas no firmware do router (por exemplo a porta 80) funcionam sem problemas. Mas se quisermos adicionar portas, (como a 28960, 27015, etc) essas nunca vГЈo funcionar porque vГЈo continuar a estar fechadas na firewall do router.

Опубликовано:

as portas nao funcionam...nem mesmo com a firewall do router deligado...nesse router claro xD

Опубликовано:
as portas nao funcionam...nem mesmo com a firewall do router deligado...nesse router claro xD

O problema desse router Г© que a firewall nunca desliga. Mesmo que vГЎs ao interface e desligues, as portas continuam bloqueadas.

Consegui trocar o router antes que me saltasse a tampa e lhe mandasse uma marretada :P

Опубликовано:

O problema desse router Г© que a firewall nunca desliga. Mesmo que vГЎs ao interface e desligues, as portas continuam bloqueadas.

Consegui trocar o router antes que me saltasse a tampa e lhe mandasse uma marretada :P

...Г© que se fosse minha net, ate comprava outro router

Опубликовано:
...Г© que se fosse minha net, ate comprava outro router

Mais uma razГЈo para deixares de ser ladrГЈo :P

a crise Г© lixada xD

Опубликовано:

tens a certeza disso que estГЎs a dizer?

Г© que tambГ©m julgo ter problemas com o modem e atГ© jГЎ abri todas as portas [de 100 - 6553 e de 6553 - 65533] e continuo a ter problemas volta e meia...

pensei que fosse problema meu, mas visto que tanta gente se queixa dos routers da thomson contratados Г  meo, fiquei na dГєvida...

Г© possГ­vel os gajos (da meo) trocarem o modem por outro melhor por problemas tГ©cnicos ou sГі comprando mesmo?

obrigado.

Опубликовано:

tens a certeza disso que estГЎs a dizer?

Г© que tambГ©m julgo ter problemas com o modem e atГ© jГЎ abri todas as portas [de 100 - 6553 e de 6553 - 65533] e continuo a ter problemas volta e meia...

pensei que fosse problema meu, mas visto que tanta gente se queixa dos routers da thomson contratados Г  meo, fiquei na dГєvida...

Г© possГ­vel os gajos (da meo) trocarem o modem por outro melhor por problemas tГ©cnicos ou sГі comprando mesmo?

obrigado.

so comprando um novo

Опубликовано:

Não é um router muito barato (à volta de 60€). Mas quando o comprei, quis certificar-me que estava a comprar algo que me ia acabar com os problemas que estava a ter com o router do meo, e efectivamente acabou com os problemas.

Г‰ de lembrar que o router do meo tem dois problemas. Apesar de a maioria das pessoas sГі dar pelo facto de nГЈo conseguir abrir portas, muitas outras nГЈo sabem porquГЄ que a ligaГ§ГЈo Г  net cai, e a imagem da televisГЈo pГЎra durante para aГ­ um minuto.

Acontece que alГ©m de nГЈo dar para abrir portas no router, o router por vezes reinicia por nГЈo conseguir processar os pedidos de UPnP.

Quando comprei outro router acabei tambГ©m com esse problema, visto que a internet passa a estabelecer as ligaГ§Гµes no router novo, nГЈo utilizando assim o UPnP daquela porcaria branca que o serviГ§o meo distribui.

Oferece um ao teu vizinho :P

Опубликовано:

se fosse minha ate comprava....mas como nao Г©, junto mais dinheiro para comprar um tele novo xD

Опубликовано:
O mais engraГ§ado Г© que fazem um tutorial teГіrico nesse site onde foste buscar a informaГ§ГЈo.

Repara que no exemplo, eles dizem que estГЈo a abrir as portas para um jogador de minecraft, nГЈo para alojar um servidor.

Acontece que um cliente de minecraft nГЈo precisa de abrir portas manualmente para jogar. Precisava sim, se fosse para alojar um servidor. O procedimento seria exactamente o descrito no tutorial, mas no fim nГЈo ia funcionar.

Eu fiz vГЎrias vezes esse procedimento para as portas 28960, 28961, etc, para tentar alojar servidores de IW4M. E apesar das tentativas, e de seguir exactamente esses procedimentos, as portas nunca funcionavam.

Esse tutorial descreve como fazer um encaminhamento de portas (que Г© a Гєnica coisa que dГЎ para fazer com o router da meo) mas nГЈo fala em abrir as portas na firewall do router (que apesar de ter a opГ§ГЈo no interface, nunca dГЎ para desligar).

As portas prГ©-definidas no firmware do router (por exemplo a porta 80) funcionam sem problemas. Mas se quisermos adicionar portas, (como a 28960, 27015, etc) essas nunca vГЈo funcionar porque vГЈo continuar a estar fechadas na firewall do router.

FalГЈo bue mal dos routers da meo , eu nunca tive problemas com portas . Bastou diser ao gajo que ca veio instalar o router para me disligar firewall e me diser as credenciais o resto foi na boa .

Mas ele e capaz de ter feito doutra maneria nao me lembro qual . So sei que sempre que tento abrir uma porta e na boa .

Ja agora paulo quando trocaste os routers os gajos da meu levarГЈo isso na boa ? Na minha zona os gajos que andГЈo por ai da meo dissem que me custava mais 10 euros se quisesse ousar outro router mandeia logo po caraho e que nГЈo podiam fazer isso mas nao me ligou nada .

Опубликовано:

Eles nem sabem que tu trocaste o router.

Uma vez ligaram-me a pedir para reiniciar o router pois hГЎ meses que tinham perdido a comunicaГ§ГЈo com o router :P

Foi entГЈo que lhes disse que tinha trocado o router, e que a internet jГЎ nГЈo estava a ligar a partir daquele. Pediram-me para voltar a ligar a net naquele router, ao que os mandei pastar.

E nГЈo, nГЈo pago mais por ter outro router. AtГ© Г© um favor que fazes Г  PT seres tu a tratar da manutenГ§ГЈo do router.

Г‰ Гіbvio que os tГ©cnicos nГЈo gostam disso, pois eles ganham por cada serviГ§o prestado, e se o cliente passar a tratar da manutenГ§ГЈo do router, eles jГЎ nГЈo ganham mais nada por aГ­.

Опубликовано:

NГЈo resolve os problemas, mas tem sido um tГіpico onde se tГЄm discutido soluГ§Гµes.

E pelo menos o pessoal fica a saber que nГЈo Г© por terem errado nalgum passo que nГЈo funciona.

Podes Г© adicionar no post inicial que essa Г© a soluГ§ГЈo teГіrica, mas que na prГЎtica nГЈo funciona.

• 4 weeks later...
Опубликовано:

Pra quem quer saber.

Eles agora tem outro router pro pack de 100 megas que elemina este problema. E preto a frente e vertical , nao e precisso desligar a firewall sequer ele simplesmente abre as portas e a firewall ignorГЎs. E fixe so nГЈo sei porque e que eles insistem em distribui o outro router que e muito pior.

Simplesmente sigam o toturial se o vosso reutor for um preto vertical.